A Animação Sociocultural na Infância
Citando Marcelino de Sous Lopes, "o desenvolvimento da Animação infantil corresponde a uma necessidade básica, sentida com o estabelecimento do regime democrático em Portugal, e que ganhou expressão como forma de Animação Socioeducativa. Teve como objectivo central complementar as funções cometidas, tradicionalmente, à escola, pela via da educação não formal." A actuação da Animação na infância foi representada na realização de programas lúdicos e formativos, tais como colónias de férias e passeios e visitas de estudo. "estas actividades baseavam-se em processos de aprendizagem dinâmicos, resultantes da partilha e da intervenção das crianças entre si e destas com os seus monitores, isto é, eram actividades em que estava presente uma dimensão intergeracional.
Existem várias actividades, tais como: expressão dramática, o jogo, expressão musical, expressão plástica e recreação de acontecimentos da época.
Segundo Ana Calvo, a Animação no contexto da infância não altera os seus princípios norteadores:
"A animação sociocultural na infância mantém na sua forma de fazer os princípios própios que a animação sociocultural defende, e somente nos seus programas de intervenção, nas suas actividades e metodologias, encontraremos processos específicos e diferenciais fruto, por um lado, do ajuste às carcterísticas e necessidades dos grupos destinatários da sua acção, e por outro, da sua estreita relação com a pedagogia do ócio."
(Calvo, 1997:p.213)
Qualquer actividade que se leve a cabo no domínio da Animação infantil deve obedecer a princípios que contemplem: a criatividade, a componente lúdica, a actividade, a socialização, a liberdade e a participação.
A Animação Sociocultural na 3ª Idade
Citando ,mais uma vez, Marcelino de Sousa Lopes, "o envelhecimento da sociedade portuguesa é comprovado, quer pelo considerável aimento de lares públicos e privados para idosos que se verificou na última década, quer pelo incremento de acções formativas, de carácter técnico profissional e até superior, no âmbito da Animação Sociocultural para a terceira idade, para profissionais desihnados como Animadores geriátricos.
A Animação Sociocultural na terceira idade funda-se, portanto, nos princípios de uma gerontologia educativa, promotora de situações optimizantes e operativas, com vista a auxiliar as pessoas idosas a programar a evolução natural do seu envelhecimento, a promover-lhes novos interesses e novas actividades, que conduzem à manutenção da sua vitalidade física e mental, de perspectivar a Animação do seu tempo, que é, predominantemente, livre.
É o incremento deste tempo demasiado livre que, no contexto da Animação, deve servir para uma valorização pessoal, tendo como desiderato central a auto-estima e a participação comprometida com um bem-estar individual e colectivo. isto mesmo nos diz Elizasu, através da noção da Animação Sociocultural no âmbito da terceira idade:
"A aparição da Animação Sociocultural no campo da terceira idade surge em resposta a uma ausência ou diminuição da sua actividade e das suas relações sociais. para preencher esse vazio, a Animação Sociocultural trata de favorecer a emergência de uma vida centrada à volta do indivíduo ou do grupo. A Animação Sociocultural concebe a ideia de progresso das pessoas idosas através da sua integração e participação voluntária em tarefas colectivas nas quais a cultura joga um papel estimulante..."
A Animação Sociocultural na terceira idade engloba; a animação estimulativa, a animação ao domicílio, a animação na instituição como lares e centros de dia e a animação turística para a terceira idade."
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