Descrição do projecto "Heranças Culturais"

O projecto "Heranças Culturais", projecto cultural, que será implementado no Centro Social e Peroquial de Santiago da Urra, visa fumentar a implementação de actividades que possam alterar o modo de vida da comunidade da Urra, tornando-os mais autónomos e capazes de valorizar aquilo que os rodeia.

Para tal, e como impulsionadoras deste projecto, foi a nossa vez de valorizar as capacidades dos utentes com quem vamos trabalhar e, assim, estipular o tipo de actividades a implementar com os mesmos.

Tendo em conta que iremos ter dois tipos de utentes (crianças e idosos), pensámos que seria enriquecedor para ambos realizar uma actividade inter-geracional para, desta forma, vermos o quanto as crianças podem aprender com os idosos e vice-versa.

Com o nosso projecto pretendemos valorizar as potencialidades de todos os utentes da instituição, levando-os a participar e a interagir com os poetas populares por nós convidados, bem como conhecer a história de vida de um conceituado poeta do distrito de Portalegre, José Régio, que será descrita pela D. Maria José Maçãs.

Depois de implementado, tencionamos que este projecto seja permanente, ou seja, que anualmente seja concretizado o "Encontro Cultural" na instituição em causa, de forma a dar continuidade aos nossos objectivos e para mostrar à comunidade que nunca é tarde nem é cedo para se ser culto!

terça-feira, 24 de maio de 2011

Contextualização Teórica

A Animação Sociocultural na Infância


Citando Marcelino de Sous Lopes, "o desenvolvimento da Animação infantil corresponde a uma necessidade básica, sentida com o estabelecimento do regime democrático em Portugal, e que ganhou expressão como forma de Animação Socioeducativa. Teve como objectivo central complementar as funções cometidas, tradicionalmente, à escola, pela via da educação não formal." A actuação da Animação na infância foi representada na realização de programas lúdicos e formativos, tais como colónias de férias e passeios e visitas de estudo. "estas actividades baseavam-se em processos de aprendizagem dinâmicos, resultantes da partilha e da intervenção das crianças entre si e destas com os seus monitores, isto é, eram actividades em que estava presente uma dimensão intergeracional.
Existem várias actividades, tais como: expressão dramática, o jogo, expressão musical, expressão plástica e recreação de acontecimentos da época.

Segundo Ana Calvo, a Animação no contexto da infância não altera os seus princípios norteadores:
"A animação sociocultural na infância mantém na sua forma de fazer os princípios própios que a animação sociocultural defende, e somente nos seus programas de intervenção, nas suas actividades e metodologias, encontraremos processos específicos e diferenciais fruto, por um lado, do ajuste às carcterísticas e necessidades dos grupos destinatários da sua acção, e por outro, da sua estreita relação com a pedagogia do ócio."
(Calvo, 1997:p.213)

Qualquer actividade que se leve a cabo no domínio da Animação infantil deve obedecer a princípios que contemplem: a criatividade, a componente lúdica, a actividade, a socialização, a liberdade e a participação.


A Animação Sociocultural na 3ª Idade



Citando ,mais uma vez, Marcelino de Sousa Lopes, "o envelhecimento da sociedade portuguesa é comprovado, quer pelo considerável aimento de lares públicos e privados para idosos que se verificou na última década, quer pelo incremento de acções formativas, de carácter técnico profissional e até superior, no âmbito da Animação Sociocultural para a terceira idade, para profissionais desihnados como Animadores geriátricos.
A Animação Sociocultural na terceira idade funda-se, portanto, nos princípios de uma gerontologia educativa, promotora de situações optimizantes e operativas, com vista a auxiliar as pessoas idosas a programar a evolução natural do seu envelhecimento, a promover-lhes novos interesses e novas actividades, que conduzem à manutenção da sua vitalidade física e mental, de perspectivar a Animação do seu tempo, que é, predominantemente, livre.

É o incremento deste tempo demasiado livre que, no contexto da Animação, deve servir para uma valorização pessoal, tendo como desiderato central a auto-estima e a participação comprometida com um bem-estar individual e colectivo.  isto mesmo nos diz Elizasu, através da noção da Animação Sociocultural no âmbito da terceira idade:
"A aparição da Animação Sociocultural no campo da terceira idade surge em resposta a uma ausência ou diminuição da sua actividade e das suas relações sociais. para preencher esse vazio, a Animação Sociocultural trata de favorecer a emergência de uma vida centrada à volta do indivíduo ou do grupo. A Animação Sociocultural concebe a ideia de progresso das pessoas idosas através da sua integração e participação voluntária em tarefas colectivas nas quais a cultura joga um papel estimulante..."

A Animação Sociocultural na terceira idade engloba; a animação estimulativa, a animação ao domicílio, a animação na instituição como lares e centros de dia e a animação turística para a terceira idade."

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